10 Jun 2016, 00:00 h

Secretaria da Ciência e Tecnologia promove popularização da ciência no Sertão

Por: Geysa Miranda

Com o propósito de divulgar a Feira de Ciências de Alagoas, Experiment – AL para estudantes e professores do município de Major Izidoro, a coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Greciene Lopes, profere palestra nesta sexta-feira (10), no Sertão alagoano.

A Experiment – AL será realizada em novembro, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e faz parte das ações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT).

Segundo Greiciene Lopes, o intuito da feira é promover uma interação entre as diversas redes de ensino do Estado, valorizando a formação científica de jovens das escolas de educação básica, profissionalizante, graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, estimulando o interesse de futuros cientistas e professores, proporcionando aos alunos uma maior aproximação com o universo da pesquisa.

“A feira será realizada seguindo os moldes das que acontecem em todo o Brasil. É uma ação que envolve escolas estaduais, municipais e privadas da educação básica, com o propósito de conhecer o que está sendo produzido de ciência em Alagoas. Essa palestra em Major Izidoro irá abordar justamente esses pontos, sobre o que é a feira e de que forma os estudantes e professores vão poder participar e contribuir. É uma forma importante de levar a informação até o município. Queremos que todos se envolvam no evento e mostrem seu potencial.”, disse a pesquisadora, ressaltando que, em breve, será lançado um edital para selecionar os trabalhos que serão apresentados na Experiment-AL.

A palestra acontece durante a I Feira Literária e Cultural de Major Izidoro (Felim), que teve início na quarta-feira (8) e segue até esta sexta-feira (10), com diversas programações culturais para estudantes e professores

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e realizada nacionalmente desde 2004. Este ano a edição oficial acontece de 17 a 23 de outubro e tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”.

Em Alagoas, a SNCT será coordenada pela Secti e tem como objetivo integrar em uma única programação estadual todas as atividades e eventos relacionados à ciência, tecnologia e inovação no Estado. Para isso, será criado um Comitê Gestor com o intuito de reunir e integrar os parceiros interessados em promover ações voltadas à Semana.

Secretaria da ciência, tecnologia e inovação

Secretaria estadual de educação