04 Jul 2016, 00:00 h

Secretaria da Ciência e Tecnologia lança edital para exposição científica

Por: Geysa Miranda

Com o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnicos-científicos e produções culturais da educação básica, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançará, no dia 13 de julho, um edital que selecionará 50 trabalhos de estudantes de escolas públicas e privadas de Alagoas para serem apresentados durante a exposição de ciências Experiment-AL. O lançamento do edital será realizado no auditório do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), às 9h.

Serão aceitos trabalhos em formato de maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos e protótipos, que tenham relevância técnico-científica, social e cultural. Podem participar do processo seletivo, alunos e professores das escolas da educação básica (fundamental e médio) e ensino técnico.

A Experiment-AL, que será promovida pela Secti como principal ação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras. Todos os trabalhos selecionados por meio do edital deverão ser expostos na Experiment-AL que premiará com bolsas de iniciação científicas, disponibilizadas pelo CNPq, os primeiros lugares dos ensinos fundamental e médio.

Para a coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Greciene Lopes, fazer esse diálogo com as escolas do Estado é fundamental para saber o que está sendo produzido de ciência e inovação.

“A exposição é o momento das escolas mostrarem o que seus alunos estão desenvolvendo, quais são os projetos inovadores, para que a sociedade conheça o que está sendo produzido no nosso Estado. Acredito que seremos surpreendidos pela qualidade dos trabalhos que as escolas vêm desenvolvendo”, disse Greciene.

A exposição de ciências é um projeto aprovado no edital (chamada MCTII/CNPq/SECIS n 20/2015) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do Maceió Shopping e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).


Realização


Secretaria da ciência, tecnologia e inovação
Secretaria da ciência, tecnologia e inovação

Parceiros


Secretaria estadual de educação
IMA
Maceió Shopping
Secretaria da Educação de Maceió

Secretaria da ciência, tecnologia e inovação
IFAL
Secretaria estadual de educação
Maceió Shopping