19 Jul 2016, 00:00 h

Alagoas se destaca no número de inscrições na Olimpíada de Física

Por: Ricardo Rodrigues e Ana Paula Lins

Alagoas é o terceiro estado do Brasil e o segundo do Nordeste em inscrições na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).Uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o interesse pela ciência entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As provas da primeira fase acontecem no dia 24 de agosto, enquanto as da segunda serão realizadas em outubro. 

Ao todo, foram 145 escolas inscritas na competição em Alagoas, sendo 132 da rede pública estadual. “Este número extrapolou nossas expectativas, pois, em nossa região, superamos inclusive o estado da Bahia. Como cada escola mobiliza uma média de 100 alunos, teremos mais de 1300 estudantes da rede pública participando das Olimpíadas de Física”, calculou Ronaldo Cristiano, técnico da Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e um dos organizadores da OBFEP em Alagoas. 

Ele também destaca o crescimento da OBFEP no Estado nos últimos anos. “Nos anos anteriores, não ultrapassávamos a quantidade de 40 unidades inscritas. Este ano, tivemos mais de 100 e a grande maioria da rede estadual”, comemora o técnico.


Realização


Secretaria da ciência, tecnologia e inovação


Parceiros


Secretaria estadual de educação
FAPEAL